quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Leitura visual

Hoje, é muito comum vermos filmes baseados em livros. Muito comum, mesmo!Os motivos são os mais diversos: a extensão da obra, repetição do sucesso obtido pelo livro, objetos para colecionadores. Enfim, tudo que tenha a ver com a fusão do mundo literário. E tem pra todos os gostos: drama, comédia, terror, suspense, e romance.
Talvez um dos casos mais bem sucedidos desse fenômeno seja o bruxinho Harry Potter. O primeiro livro da série foi lançado em 2001, dando seqüência, pouco tempo depois, ao lançamento do filme sobre a obra. J.K Rowling, a autora dos livros é hoje a mulher mais rica da Grã Bretanha, graças ao sucesso de seus livros.
Passando para o gênero comédia romântica, quem nunca ouviu falar de O Diário de Bridget Jones? O livro narra a história de Bridget, uma mulher de 30 anos que resolve escrever um diário contando suas qualidades e defeitos e as preocupações habituais como problemas no emprego, busca pelo homem ideal e a maior de todas: seu peso.
Chegando em romance policial, temos o Código da Vinci que sem dúvida nenhuma, foi um dos livros mais vendidos e um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, fazendo de Dan Brown um dos escritores mais respeitados da sociedade moderna. A trama desenrola-se quando o professor Robert Langdon de simbologia da Universidade de Harvard recebe uma ligação do curador do museu do Louvre em Paris e vai até lá. Robert chega e descobre que o curador foi assassinado e ele é o principal suspeito.
Depois de tantas dicas interessantes, o que vale é correr para livraria ou locadora mais perto e aproveitar a bagagem cultural, tanto do filme quanto do livro.
Postado por Tânia de Moura

Nenhum comentário: